Como um namorado cristão deve ser?

quarta-feira, maio 10, 2017

A maioria dos cristãos concordariam que estar em um relacionamento com alguém que não é cristão é uma estrada perigosa. Mas e se as duas pessoas são cristãs, mas com níveis diferentes de intimidade maturidade cristã?

Antes de começarmos a falar sobre isso, é importante ressaltar que alguns defendem as escolhas de outrem ou as suas próprias, apontando exemplos de relacionamentos entre cristãos e não-cristãos ou pessoas totalmente diferentes que deram certo no final, porém precisamos primeiro examinar nossos corações para não sermos rápidos em justificar os porquês ou apontar dedos porque cada um escolhe conforme o que deseja, afinal temos todos o livre arbítrio, né não?


Eu costumo brincar que se eu apenas "esquentasse banco" na igreja, seria muito mais fácil me relacionar com alguém, simplesmente porque minha expectativa não estaria no Senhor e nem naquilo que Ele pode fazer através de um casamento bem estruturado Nele.
Mas se Deus se tornou a minha única prioridade enquanto solteira, meu anseio é que no meu casamento isso se torne ainda mais intenso, justamente porque seremos uma só carne e quero que meu casamento reflita a beleza de Deus e exale Sua essência aonde quer que nós formos.

Ir à igreja basta?

Se igreja transformasse pessoas ordinárias, como nós, em santos como Cristo apenas por estar ali, eu alugaria um ônibus, enfiaria quem eu encontrasse na rua dentro dele e estacionaria direto no altar (pra não ter erro, né gente?), mas infelizmente, frequentar uma igreja não é sinônimo de que uma pessoa realmente está firmada em Cristo. Aliás, nem hoje e nem nunca isso foi uma realidade. E digo mais, muitos ainda ocupam cargos, se escondendo por trás de uma máscara de religiosidade e com o coração voltado para qualquer outra coisa, menos Cristo. Procure observar alguns pontos:
  • Como a pessoa se relaciona com Deus?
  • Como ela se relaciona com o próximo? O que as pessoas mais próximas a ela dizem sobre?
  • Tem identidade e entende o propósito de Deus para vida dela?
Stalkeie mesmo, pergunte pros líderes e pastores o que eles acham, veja como ela lida com a família... e o mais importante e imprescindível, peça para que Deus revele para você quem aquela pessoa realmente é. Porque Deus é aquele que vê além do que nós queremos mostrar, não tem erro.

O fato é que não existe alguém perfeito ou a tampa da sua panela, somos todos humanos que necessitam da graça e dia após dia somos moldados à imagem e semelhança Dele. Entender isso facilita quando os defeitos começam a surgir seja numa amizade ou em qualquer nível de relacionamento. Defeitos são coisas de pessoas normais, viu? Porém, se relacionar com pessoas que reconhecem seus defeitos e fraquezas e têm um coração desejoso por uma mudança em Cristo, é a chave!
Alguém que assume uma postura de humildade diante do Senhor é alguém que vale a pena ter do lado. É lindo ver a graça e o poder de Deus em ação quando uma pessoa realmente está disposta a ser mudada.

A Bíblia está cheia de versos que descrevem como um homem cristão deve ser. Versos que podem ajudar a avaliar um pretendente em potencial. Um homem de Deus deve ser:

     HUMILDADE E "ENSINÁVEL": A Bíblia nos diz que o homem sábio aceita a instrução com alegria, mesmo quando isso pode trazer dor a ele (Sl 141:5; Pv 9:9, 12:15). Ele evidencia sua vontade de ser corrigido pela Escritura e pela tendência em amar e ouvir quem pode ensiná-lo através delas.

     HONESTIDADE: Suas ações combinam com suas palavras? Devemos ser caracterizados pela honestidade nos nossos relacionamentos pessoais e profissionais (Ef 4:8), e devemos cumprir com a nossa promessa, mesmo quando isso nos fere. Nosso caráter deve ser íntegro.

     ALTRUÍSMO: A Bíblia fala especificamente à maridos quando diz que eles devem amar  suas esposas como eles amam seus próprios corpos, como Cristo amou e se entregou pela sua igreja (Ef 5:25-28). Um namorado cristão deve começar a demonstrar esse tipo de cuidado e amor pela sua namorada antes mesmo de se casarem. Amar no fogo da paixão é fácil, mas é preciso demonstrar seu amor e suas intenções em todo o tipo de circunstâncias (1Jo3:18)

     CAPAZ DE PROVER: Não falo apenas de ser o macho alfa e trazer montanhas de dinheiro pra dentro de casa, mas sim ser o tipo de cara que tem responsabilidade pelo bem estar da sua família, e isso inclui claro, $ (1Tm 5:8). É importante para nós mulheres, entendermos isso. Problemas conjugais vão além de materialismo e dinheiro, mas se não há respeito e cuidado um com o outro dentro de um casamento, então o que podemos esperar afinal?

     PROTETOR: Tanto fisicamente quanto emocionalmente, mulheres tendem a ser mais sensíveis do que os homens. Elas precisam ser compreendidas e se sentir protegidas. Um bom cristão desejará cuidá-la como uma jóia rara dada de presente pelo próprio Pai (1Pe3:7)

Agora se você conhecer alguém materialista, mentiroso, que só pensa em sexo, irracional e com tendências ciumentas ...vai dar bosta! Se ele tratar mal os pais (especialmente a mãe)... FUJA PARA AS MONTANHAS!!! A maneira como um homem trata a mãe dele é um bom indicador de como ele tratará a sua esposa.

Um bom match vai ser sempre aquele que é parecido com você.
No sentido espiritual, o relacionamento com Deus deve ser o fator primário dentro de um relacionamento, e eles devem combinar nesse sentido. Cristãos devem se casar com cristãos (2Co 6:14), e entender o propósito de Deus para suas vidas como casal. (Então não tem razão para se arriscar por aí nesses "namoros missionários", ok?)
E nos sentidos mais práticos como: temperamento, nível de energia (algum dorminhoco aí? #brincs) e compartilhar objetivos de vida e interesses, assim como atração física. Essas coisas adicionam ainda mais felicidade para um relacionamento que já é completo em Jesus Cristo.
Poderia adicionar mais algumas coisas como senso de humor, um coração disposto, um cara que vai sempre te motivar e encorajar sua esposa a ser melhor. Nem sempre a pessoa estará "super disposta" o tempo todo, mas um homem que tem a alegria e a paz do Espírito ganha meu coração, minha gente.

A vida é difícil, e casar-se também, mas vamos manter nossos olhos Nele e buscar o Reino Dele e todas as coisas nos serão acrescentadas, amém?

___


Esse blog sempre foi um lugar onde eu exponho minhas reflexões do que eu aprendo com as minhas experiências, sejam elas boas ou ruins. Sempre tento inspirar pessoas a viver de maneira mais plena. Nada que escrevo aqui é tirado do além, mas vem do que o Pai me ensina no dia-a-dia.

Hoje faz uma semana. Sete dias desde que o vi pela última vez. Eu podia enquadrá-lo em todas as características acima e a visão que eu tinha dele não era inventada, mas foi a que Deus havia me mostrado em oração. E apesar dos defeitos e fraquezas (assim como eu também tenho), eu sabia que ele tinha um espírito desejoso por mais de Cristo. Mas de alguma forma, algo mudou dentro dele ou ao redor, eu não saberia dizer... Mas ele fez a sua escolha. E eu a minha.
E não, não foi fácil me afastar dele, aliás muito pelo contrário... E em todo o tempo eu me pegava pensando que aquilo não estava acontecendo e que aquela nossa última conversa era apenas um pesadelo, mas logo as lágrimas vieram e elas eram bem reais. E até hoje ainda tento digerir as palavras que saíram da boca dele, mas a vida segue. Oro para que ele se encontre em Cristo e um dia possa se lembrar de mim com carinho, o mesmo que eu ainda sinto quando penso nele.

Pode ser que você também goste:

0 comentários