Como permanecer sóbria?

segunda-feira, março 20, 2017

Vim aqui falar especialmente com as meninas/mulheres, mas se você é homem também te convido a ler esse próximo post.

Na maior parte do tempo, eu pareço ser uma pessoa bacana, mas existem épocas a minha vida que tudo que tem de pior dentro de mim aflora e parece que tudo que eu sou simplesmente mergulha em densas trevas.

"Oi, meu nome é Natalie e estou sóbria há   0   dias."



Essa sobriedade que falando não tem nada a ver com uma sessão de Alcóolicos Anônimos, até porque já faz um tempinho que não bebo e posso te contar um pouquinho do porquê nesse post aqui. O que eu realmente quero falar aqui é sobre a sobriedade como um fruto do Espírito Santo, vulgo "domínio próprio" 
Existem períodos para ser mais específica 'aqueles dias' em que tudo que eu quero é entrar numa caverna e não sair nunca mais de lá. Tudo fica difícil, meu relacionamento com meus amigos e família, a forma como eu recebo as notícias, a falta de paciência com todo mundo, querer sair xingando as pessoas sem nenhum motivo, a falta de vontade de fazer tudo, inclusive a falta de vontade pra Jesus. É só comigo isso? Prefiro acreditar que não.

Sobriedade: S.f. 1. Qualidade do sóbrio, temperança 2. Fig. Moderação, comedimento.
Temperança: S.f 1. Qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões; sobriedade 2. Moderação, comedimento, temperamento 3. Economia, parcimônia.

Minha TPM é um dos períodos mais difíceis na minha jornada cristã. É muito complicado me manter firme quando estou sendo bombardeada pelos meus pensamentos e emoções que mudam com um simples "oi",  e as setas que são lançadas na minha mente. Mesmo tendo um discernimento razoável, raciocinar no meio desse turbilhão de coisas acontecendo é um processo delicado, e frequentemente, acontece sempre o pior: acabo machucando pessoas e, consequentemente, a mim mesma por saber que estou machucando as pessoas. É durante minha TPM que observo meu comportamento indo do nível 'moderado' a nível 'infernal' em questão de segundos.
Parecia estar tudo indo bem na minha caminhada cristã - Deus estava aparando as arestas (como sempre) mas estava numa intensidade tranquila, então me assustei quando me dei conta de que continuo sendo uma louca, egoísta e desvairada.

Então Deus começou a me chamar a atenção para o fruto que meu Espírito estava dando e não foi de surpreender que no quesito 'moderação', minha nota era  0  nessa Sapucaí da vida.
Quando estou nesse momento de loucura hormonal, eu gostaria que aqueles versos de Gálatas 5 ficassem mais ou menos assim: "Mas, para as mulheres, especialmente durante aquele período do mês o fruto do espírito é irritabilidade, depressão, cansaço, impaciência, egoísmo, inconstância, uso livre da carne." - não seria lindo? Seria tão mais fácil! Eu fico aqui pensando: Senhor, meu corpo tá fora de controle, não posso ficar 1 semana fazendo o que eu quero?
Claro que essa é uma batalha constante entre nosso espírito e carne, mas a verdade é que eu (e nem nenhuma de nós) posso usar a TPM como uma justificativa para fazermos o que querermos, infelizmente.

Eu li uma frase extraída de um livro uma vez, que fala que 'se em todos os ciclos nos agarrarmos às nossas emoções e deixarmos elas controlarem as nossas ações, principalmente nesse período, nós ficaremos ainda mais vulneráveis a sermos controladas por elas na maior parte de transições e dificuldades que enfrentarmos na nossa vida' - Atenção para o "na nossa vida"! Não é somente no "nosso período" - Isso é o oposto do que eu quero..
Essa rotina de ciclo menstrual nos dá um alerta de que precisamos estar na dependência total do Rei no período que se aproxima. E que grande lição para as mulheres! Nós temos algo que, literalmente, nos foi dado - não apenas como consequência da Queda - mas para nos ensinar a depender totalmente do nosso Pai que sabe exatamente quando estamos naqueles momentos dramáticos do mês (estou aprendendo a ver o lado bom de tudo que acontece)

Ai Nat, como então vamos viver assim?!
Eu realmente acredito que essa batalha é como qualquer outra batalha espiritual, então segue tutorial rápido:
  1. Identifique as mentiras;
  2. Clame ao Senhor em oração; e,
  3. Se Agarre à Palavra. 
Minha oração tem sido (mais ou menos assim): "Senhor, eu sei que meus hormônios não são uma desculpa para ficar extremamente louca e desvairada, então me ajuda a ter um espírito paciente e palavras graciosas em minha boca. Eu creio que você já me deu todas as ferramentas para te obedecer e te honrar - não importa qual período do mês." (2 Pe 1:3)

O fato é que não ganhamos absolutamente nada quando vivemos de acordo com a nossa carne. Jesus diz que "O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu disse são espírito e vida." (Jo 6:33) Você entende isso? O Espírito é melhor que a carne. E tudo que eu colhi da carne até agora foram feridas minhas e de amigos/família. Eu não posso viver uma vida de domínio próprio pelas minhas forças, mas eu sei que Ele é mais do que capaz de me carregar e derramar seu poder em minha vida em qualquer momento, independente do quão difícil ele seja.

"O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina. Por isso mesmo façam todo o possível para juntar à fé que vocês têm:
Bondade
Conhecimento
Domínio Próprio
Perseverança
Devoção a deus
Amizade cristã
Amor.
(2 Pe1:3-7)


DICA DA NAT
Baixei um app no meu celular que faz o track do meu ciclo menstrual para me indicar quando a "batalha" se aproxima (hahahah). Ele faz o track de absolutamente todos os sintomas e até tem notificações. Estou adorando! O nome do app é Clue (Android|iOS)

Vocês usam algum app?
O que vocês fazem quando estão nesse período?
Me conta aqui nos comentários :)

Pode ser que você também goste:

6 comentários

  1. eu uso o maia pq ele dá umas dicas super massas. amei o post 💜💜💜💜💜

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia o Clue, ele é bom, mas pra mim não foi/não é tão preciso.
    Ótimo post! Eu me identifiquei e sei que muitas meninas também se indentificam/identificarão.
    As observações para não sairmos da presença dEle são ótimas, realmente irão ajudar muito. Que o Pai continue te abençoando, você é especial! ❤ Love You.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Annabee! Que Deus te abençoe muito! ILY! <3

      Excluir
  3. Eu ficaria horas falando de Jesus com essa garota 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda!! Tão pouco tempo e Deus desde a primeira vez colocou tanto amor em mim pela sua vida! Sempre que precisar, estarei aqui! Beijoss ❣

      Excluir