Como escrever suas resoluções de Ano Novo

quinta-feira, dezembro 01, 2016

Sofrendo para conseguir montar suas resoluções de ano novo? Vamos resolver isso já.
Já falei aqui que amo metas e ter uma meta definida de cada aspecto de sua vida ajuda a manter o foco e definir o que é importante para você.

Mas por quê fazer isso é tão importante? Vou ser simples e prática na minha explicação: Metas geram ações e ações geram resultados e conquistas!



Não tem fórmula mágica, as metas só nos ajudam se estivermos dispostos a alcançá-las.  Se não revisar suas metas e mantê-las em foco, como poderá cumpri-las?
Eu já fui do tipo procrastinadora, que falava que faria e acabava não fazendo absolutamente nada, mas a gente pode e deve aprender a viver sabiamente. Não cumprir algo que foi estabelecido gera frustração e desapontamentos, então não deixe que isso aconteça mais um ano na sua vida. Faça acontecer e pare de deixar para depois!

REFLITA: Se você morresse hoje, estaria satisfeito com a vida que levou? Teria realizado seus sonhos? Aproveitou a família ou deixou para trás situações mal resolvidas? Deixou um legado?

Se a resposta for sim para essas perguntas, que bom! Sinal que está indo pelo caminho certo. Mas se a resposta for não, melhor você repensar e não deixar para depois coisas que você pode e deve começar a fazer agora.

Como fazer uma lista eficiente?
Eu demorei alguns anos até me tornar uma pessoa organizada nesse aspecto. Mas agora vou compartilhar com vocês o que funciona (e bem) para mim.

Primeiro, eu faço uma auto-analise. É importante se conhecer e saber quais são os pontos que precisam de aprimoramento em nossa vida. Existe um exercício de coaching que se chama RODA DA VIDA e através desse exercício, você consegue avaliar e enxergar qual área da sua vida requer mais atenção.
A NOSSA VIDA PODE SER RESUMIDA EM 4 ASPECTOS: PROFISSIONAL, RELACIONAMENTO PESSOAL, FINANCEIRO & SAÚDE

A partir daqui você começa a traçar pelo menos 3 itens para cada seção. Eu sugeri 3 porque acho um número razoável para quem não quer ser muito ousado, mas fique a vontade para aumentar esse número ou diminuir. O objetivo aqui não é quantidade, e sim definir metas alcançáveis, que devem ser cumpridas durante o decorrer do ano.

Para deixar claro, vou explicar melhor esses aspectos citados acima, para que você consiga definir melhor suas metas.


PROFISSIONAL: Com o que deseja trabalhar, sua paixão, o que precisa fazer para chegar lá, cursos, faculdade, aumentar o network, etc.




RELACIONAMENTO PESSOAL: Essa categoria é bem ampla. Refere-se tanto a relacionamentos familiares quanto à românticos e vida social. Se você por exemplo, não têm uma boa relação em família, ou com algum membro e deseja mudar essa situação, isso é uma coisa que pode ser incluída na sua lista. Assim como melhorar algum aspecto de um relacionamento amoroso já existente, ou colocar uma meta de conhecer alguém interessante, por que não?



FINANCEIRO: Diferente do que parece, financeiro e profissão estão interligados mas não são a mesma coisa. Eu parto do princípio de que preciso estar satisfeita financeiramente - não ser rica, apenas não precisar mais me preocupar com dívidas ou abrir mão de comprar algo que eu preciso porque preciso priorizar outra coisa. Quanto você quer poupar, o que você quer obter, comprar, viver, enfim. Seja amplo! Esse aspecto refere-se ao que o dinheiro pode lhe proporcionar e você espera dele. Planos com a família, viagens, etc também devem ser inseridos aqui.


SAÚDE E BEM ESTAR: Estabelecer metas de prática de exercícios físicos, alimentação, fazer check-ups regularmente e o que mais desejar incluir aqui. Nunca deixe para mais tarde visitar aquele médico que você sabe que precisa visitar. Uma boa vida começa tendo saúde para aproveitá-la ao máximo e estando em paz com aquilo que nos faz bem - aqui também entra a questão de espiritualidade e/ou religião.

E se você já luta contra alguma doença, nesta categoria quero que coloque coisas que façam você se sentir bem, mais disposto ou coisas que precisa fazer para se manter bem ou se recuperar.

Ufa! Bastante coisa, não é?  Mas é absurdamente útil ter uma lista sobre todos esses aspectos. Ajuda a manter um foco, criar uma rotina e obter resultados.


Quer outras dicas legais?
  • Seja o mais específico que puder quando for criar as suas metas.Determine também a frequência que fará e defina uma data limite para alcançá-la e etc. 
  • Para se manter motivado, crie um painel com suas metas e imagens que as representam. Quando visualizamos, nosso cérebro tende a memorizar melhor e tendo sua meta sempre em mente te motiva a alcançá-la. Todo mundo se sente desmotivados às vezes, mas pensando no que espera dessa vida e tendo consciência do que precisa fazer para chegar lá, tudo fica muito mais fácil. Crie um dashboard virtual ou no seu quarto para visualizar todas as dias as suas metas e se manter sempre motivado!
 Agora é a hora de colocar em prática!

Agora que você já sabe o que inserir em cada aspecto, pode fazer o seu e começar as suas resoluções de ano novo para 2017. Se precisar de ajuda, pode me procurar vou adorar te ajudar, podemos até marcar uma sessão via FaceTime ou Skype, se quiserem - é só entrar em contato!

Pode ser que você também goste:

0 comentários