10 dicas para um Namoro Cristão Saudável

sexta-feira, janeiro 22, 2016

Tem gente que anda pensando muito nisso, afinal quem é que não quer namorar? Você fica pensando quando e com quem será? As vezes dá um certo desespero, misturado com medo, sei lá.
Então vamos falar sobre isso: Namoro!


Casamento: Algo maravilhoso, lindo e algo que se deve desejar, mas é algo extremamente difícil, doloroso ao mesmo tempo que nos enche de alegria e satisfação (Pelo menos é o que alguns casais me falam e eu acredito). Mas antes de nos casarmos temos que passar por todo o processo - desde conhecer a pessoa, começar a gostar verdadeiramente e blablabla… Algumas pessoas, chamam isso de namoro, outras chamam isso de corte e alguns "varoagem” (hahaha, brincadeiras a parte…) Nesse post vou chamar de “namoro”, que nada mais é do que o processo de encontrar uma esposa/marido.

Não sou expert no assunto, mas acho que muitas das várias opiniões de amigos que flutuam sobre esse assunto (e a minha própria depois de muito observar) me ajudaram a construir o que vocês lerão a seguir. Meu objetivo aqui é apenas compartilhar algumas observações e experiências pessoais e  fazer vocês refletirem sobre alguns pontos que eu considero importante sobre NAMORO.

Então segura a bronca:

1. Você não precisa de um namorado

RÁ! Por essa você não esperava né?
Bom, resumindo.. a sua qualidade e propósito de vida não depende de um namorado(a) ou pelo fato de você estar casado ou não.
Sempre busque primeiro a Deus e a sua saúde (espiritual, emocional e física) e você ficará bem. Se você conhecer alguém com quem você gostaria de passar sua vida OU que Deus está direcionando seu coração para partir para um approach mais romântico (hahaha) você não correrá riscos de se afastar do que é importante.
Enquanto você buscar em outras pessoas aquilo que só Deus pode te completar, você sempre acabará se frustrando em algum ponto do seu relacionamento.

2. Seja maduro em todos os seus relacionamentos

Seja livre para interagir com todos os que são do sexo oposto. Mas seja cauteloso, não fique jogando indiretas/cantadas ou flertando por estar carente ou querendo se divertir. Diversão a custa dos sentimentos dos outros é maldade.
Uma pergunta que você poderia fazer a si mesmo é “Se eu fosse casado, eu ligaria que minha esposa estivesse fazendo “isso”? Se eu não gostaria que ela fizesse isso, então por que estou fazendo?”
Seja franco com você mesmo, normalmente montamos uma lista gigante de como seria uma pessoa ideal, mas nem estamos nos esforçando para SER ESSA pessoa ideal para o nosso futuro marido/esposa.

3. Honre seus pais

Eles realmente sabem mais do que você. E não somente sabem mais sobre a vida, namoro, homem, mulher, como eles também te conhecem muito bem.
Honre como eles pensam, as opiniões, os conselhos e principalmente… as regras.
Se lembre de que no futuro, você estará nessa mesma situação -  como você gostaria que seus filhos agissem com você?

4. Não seja um ‘stalker’

Admito que já fiz isso por muito tempo e com muitas pessoas, mas isso é um hábito extremamente perigoso. Justamente porque você alimenta uma fantasia em sua própria mente que não condiz com a realidade.  
Evite stalkear muito sobre alguém porque aquilo que está nas redes sociais não é exatamente o que a pessoa é de verdade. Interaja, conheça - se a pessoa não estiver respondendo ao seu “interesse", tenha a humildade de recuar e já era. Resumindo: Aceita que dói menos.

5. Não fique com medo de namorar

Sinto muito em te dizer isso, mas namorar faz parte do projeto "casamento". A não ser que você tenha voto de celibato, o que eu não acho que é o caso, já que você está lendo esse post… então… 

O propósito do namoro é ver se duas pessoas realmente combinam para poderem ser encaminhados para um matrimônio. Não se preocupe se não ser certo, pelo menos o propósito do namoro foi cumprido.
PS: Peça para Deus direcionar seu namoro, que vocês possam honrar a Deus com esse relacionamento e que Ele comece a tratar vocês como um casal desde agora.

6. Se lembre de que cada história é diferente

Não existe fórmula mágica.
Só porque com sua amiga aconteceu de forma X e com a sua prima de forma Y não significa que sua história será a mesma.
As vezes, as pessoas se apaixonam imediatamente, outras vezes, os sentimentos demoram para se desenvolver.
Algumas pessoas namoram por muitos anos, outras apenas por meses e até mesmo semanas… Deus faz todas as coisas perfeitas e no tempo certo. Não se desespere.

7. Não deixe que as diferenças sejam um empecilho

Diferenças haverão, mas elas não devem ser o estopim para o término de um relacionamento. Aproveite-as, ria delas, relaxa e aprenda com elas. As diferenças tornam um relacionamento único.

8.Amizade ou Namoro? Os dois!

Se tornem bons amigos antes e durante seu namoro. Comecem a compartilhar alguns momentos, tirem as máscaras. Quanto mais você conhecer essa pessoa, melhor… Nesse período de caminhada que você vai ver se a pessoa realmente é aquilo que você espera. 
PS: Durante esse período de caminhada, mantenha os pés no chão… Peça para Deus mostrar se essa pessoa é realmente alguém que você possa entregar o  seu coração.

9. Leve esse negócio de namoro a sério

O motivo pelo qual você está namorando não deve ser DIVERSÃO. Busque honrar e tratar seu namorado(a) da mesma maneira que gostaria de ser tratado.. Se não pode fazer isso, então você não deveria estar namorando, não é justo com nenhum dos dois. Se lembre de que vocês estão buscando entender se vocês são ‘casáveis’, ou seja esse negócio é pra vida inteira. Então vê se vigia!

10. Sempre busque saúde espiritual primeiro.

Como mencionei antes, vou repetir: Busque a Deus. Ele deve ser o elo central de todo relacionamento. Isso vai beneficiar seu relacionamento, seu ministério, carreira e, futuramente, seu casamento.

Se você quer um marido/esposa benção, valoroso, virtuoso… SEJA ELA - Seja a pessoa que você procura. Ser uma pessoa segundo o coração de Deus é difícil, é um tratamento dolorido… mas peça para que Deus te molde para ser a resposta de oração de alguém e aprenda a entender o tempo de Deus.


Acho que não preciso comentar aqui que casais cristãos firmados na Palavra de Deus não tem relações sexuais (nem dão uma chupadinha ou se masturbam ou ficam se roçando pelos becos) antes do casamento. Sexo é para o MARIDO e a ESPOSA usufruírem APÓS \terem selado um MATRIMÔNIO. Mais pra frente eu faço um post exclusivo sobre isso, inclusive contando meu testemunho.
Desculpa ser "grossa", gente! Mas as vezes é bom um choque de realidade. Esse é um ponto delicado que precisa estar BEM CLARO na mente de todos os cristãos que estão namorando e caminhando para um casamento. NÃO SE APRESSEM, ESPEREM! Vocês vão ver como vale a pena... 
Se você já caiu em algum momento do seu relacionamento, peça perdão uai! Nosso Deus é um Deus cheio de misericórdia. Ele é bom e lindo... Peça para que Ele mude o seu relacionamento e o torne em um relacionamento santificado e no centro da vontade Dele. Ele está disposto a fazer isso, mas você e seu namorado(a) estão dispostos a recomeçar e tentar fazer o que é certo diante da Palavra?

Pode ser que você também goste:

3 comentários

  1. Hahaha... adorei o texto e as dicas!
    Comecei no meu canal no YouTube uma série de vídeos sobre namoro, dá uma passadinha lá: https://www.youtube.com/watch?v=5KMnbGgADzI

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Denian!
      hahaha é meio embaçado falar dessa fita né?! Vou seguir seu canal - mais tarde eu assisto os videos!

      Excluir
  2. Quanto tempo não passo aqui! Hoje decidi lhe fazer uma visitinha <3 Amei o post! Muito bacana!
    http://majestadesanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir