EU SOU QUEM EU SOU

quarta-feira, junho 24, 2015

Oi gente,

Hoje venho dividir um pouco do que vem acontecido esses tempos.
Minha empresa está passando por um momento de transição que tirou todo mundo dos eixos, fiquei desesperada, chorei demais, mas no final Deus provou mais uma vez que está no controle de tudo e que eu não preciso me desesperar enquanto o barco balança freneticamente. Outra coisa que está acontecendo é o Chamados Para Fora (clique aqui para ler sobre), bom, resumidamente Deus me deu essa visão de trazer o Chamados para Sumaré, o que realmente acontece dentro de mim, é a constante pergunta que não quer calar: POR QUE EU? De verdade, eu tenho um sério problemas com esse meu chamado de liderança porque me sinto a última pessoa que Deus escolheria pra jogar no time Dele, sabe? E não é simplesmente "humildade", é realmente um sentimento de inferioridade e incapacidade que sonda meu coração todos os dias.



Hoje eu quero compartilhar a história de um cara, simplesmente porque falou muito comigo. É incrível como em toda a bíblia, apesar de Deus ser Deus, Ele sempre tinha uma maneira incrível de falar com os seus filhos, apesar da sua grandeza, majestade e poder - O amor sempre foi a principal característica de Deus. Enfim, a história é de como Deus libertou Israel da escravidão no Egito. Acho que todos sabem a história, mas.. vamos lá: Moisés foi um israelita que havia sido criado no palácio do Egito, mas ele fugiu para o exílio no deserto depois de matar um guarda egípcio que estava maltratando um israelita. Ele foi odiado pelo Egito e o povo de Israel não confiava muito nele, ou seja, ele não era exatamente o candidato que a galera votaria para "negociar" a libertação dos israelenses.

Um dia ele estava cuidando de ovelhas no deserto, e Deus fala com ele. Na verdade, um arbusto aleatório que está em chamas fala com ele (apenas, né), e acabou que o arbusto era Deus. (Esse é o nosso Deus que gosta de ser imprevisível!)

Vou fazer aqui uma versão Natalie da Linguagem de Hoje (NLH), caso queira ler a versão original, procure em Êxodo 3:11-[...]

Então Deus disse a Moisés: "Eu quero que você volte para o Egito e resgate seu povo."

Moisés começa a surtar (claro!). Moisés não apenas estava na lista dos mais procurados do Egito, como também a tarefa de chegar no faraó e pedir pra que ele abra mão da galera que trabalhava pra ele de graça era suuuper fácil, né? Afinal alguém tinha que construir as pirâmides e esfinges...

Moisés ficou tipo: "Oi? O quê? Quem sou eu pra fazer isso? Além disso eu ga-ga-ga-guejo. Você tá com o homem errado para fazer esse "trabalho". Isso não vai funcionar, eu vou parecer um idiota na frente do faraó".

Tava rolando uma crise de identidade. Moisés (tipo eu - sempre) se sentia incapaz, como se ele não tivesse as qualificações suficientes para o trabalho.
Daí Deus simplesmente fala pra Moisés o antídoto para toda a ansiedade de Moisés. Ele diz: "EU SOU QUEM EU SOU."

Tenho certeza que Moisés pensou "Bacana, mas isso não muda o fato de eu ser quem eu sou" (Tipo eu), daí Deus vem e quebra as pernas pela segunda vez, falando "Moisés, isso é tudo que você precisa saber: EU SOU QUEM EU SOU."

Dado o estado de insegurança e crise de identidade de Moisés, Deus não diz: "Moisés, você pode fazer isso! Você é inteligente, educado, e você tem uma barba grande - Você é o cara!!"



Para resolver a crise de identidade de Moisés, Deus lembra Moisés de quem é Deus.

HAHAHAHA PRACABAR, né? Como Deus é fenomenal - Eu amo muito isso!
A resposta das nossas crises de identidade freqüentes não é quem nós somos, mas tudo que precisamos nos lembrar é sobre quem é Deus.

Deus está dizendo essencialmente, "Moisés, meu filho, Papai tá aqui - fica de boa. Tudo o que você precisa eu tenho. Eu sou o começo e o fim. Eu apenas sou."

As vezes é bom que somos a bactéria do cocô do cavalo e que realmente não somos nada, mas que mesmo sendo nada, Deus nos escolheu.
Deus conhecia o coração de Moisés e sabia que lá na frente quando o povo estivesse em colapso e não soubesse o que fazer no meio do deserto, Moisés ia se manter firme na presença Dele e se apoiar inteiramente na força e sabedoria de Deus.
São esses os líderes que Deus tem procurado. E essa é a palavra de encorajamento pra vocês e pra eu sempre me lembrar que:

Ele apenas está buscando corações disponíveis para que ELE AJA e SEJA QUEM ELE É.
"Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós." 
Efésios 2:10

Pode ser que você também goste:

0 comentários