Me Inspira: Por Todo o Mundo – A história da vida de Loren Cunningham

sexta-feira, maio 15, 2015

Título: Por Todo O Mundo - A história da vida de Loren Cunningham
Coleção: Heróis Cristãos - Ontem e Hoje
Autor: Janet & Geoff Benge
Editora: Jocum Brasil

Sinopse:
Por Todo o Mundo - De repente, um grande mapa-múndi veio à mente de Loren e se materializou ali diante dos seus olhos. Ele piscava, mas aquele mapa não saía dali. Pouco tempo depois, esse mapa começou a ser coberto por ondas saindo dos oceanos e cobrindo cada região litorânea dos continentes. Então, essas ondas se transformaram em rostos de jovens, que inundavam cada nação. Estaria Loren recebendo uma visão do futuro? Se sim, qual era a parte que cabia a ele fazer em meio a tudo isso? Desde jovem, quando sonhava em escrever “Deus é amor” na Lua, para que todas as pessoas do mundo pudessem ver, Loren Cunningham fez um compromisso de se dedicar por toda a sua vida para alcançar o mundo inteiro com as Boas Novas de Jesus Cristo, ministrando em cada Nação da Terra. Por causa da fé inabalável que tinha de que nada é impossível para Deus, essa visão que ele recebeu das ondas de jovens invadindo os continentes, tornou-se realidade através de Jovens Com Uma Missão - JOCUM, destravando vocações e treinando jovens cristãos para o serviço na obra missionária em uma época em que jamais se tinha ouvido falar que isso seria possível. Hoje, por intermédio desse movimento começado por Loren, centenas de milhares de cristãos de todas as idades estão trabalhando juntos para levar o Evangelho por todo o mundo.

Apenas de começar a ler a introdução já somos capturados e imersos na história do idealizador da Jovens Com Uma Missão (JOCUM), sua família foi parte importante para que desde jovem, Loren Cunningham, começasse a sonhar os sonhos de Deus, mas o Espírito Santo me chamou a atenção para alguns pontos-chaves, onde sem eles nada disso teria sido possível e vou falar sobre eles aqui abaixo:

    1. INTIMIDADE COM DEUS


Intimidade com Deus é algo que não se vê, não se palpa, apenas se sente. Deus não nos obriga a conhecê-Lo, mas aqueles que realmente o buscam são capazes de sentí-lo, ouví-lo e viver experiências inesquecíveis (no livro, é citado diversas experiências que são frutos da intimidade com o Pai, como a “revelação do esconderijo do dinheiro perdido”, o sonho da “volta do pai de Loren para a casa”, e etc) . Intimidade é algo que se cria a partir de um relacionamento. Para se ter intimidade com Deus é preciso procurar saber mais sobre Ele, ficar a sós com o Senhor, orar e falar, mas também encontrá-lo na solitude para deixar que Ele fale conosco e ao nosso coração também. Conforme buscamos conhecer o coração Dele mais a fundo, nossos corações se tornam mais sensíveis a voz do Senhor e Ele passa a revelar a Sua vontade, Seus planos e Seus sonhos para as nossas vidas e para que o Reino Dele seja estabelecido aqui na Terra.


    2. OBEDIÊNCIA A DEUS


Não podemos falar de cristianismo, ministérios, missões sem falar em obediência – Deus está a procura de corações obedientes, pessoas que estão dispostas a trazer o Reino de Deus para essa terra onde somos peregrinos. Um servo obedece ao seu Senhor, portanto obediência torna-se uma exigência para a manutenção do relacionamento com Deus. As escrituras são claras em testificar que a obediência segue a salvação:
“Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que o conhecemos.  Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele.  Porém, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso coração. É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus:  Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.” (1  Jo 2:3-6)
Obediência exige que deixemos as nossas vontades e a nossa carne de lado, para chegar mais perto de Deus. Particularmente, quanto mais você conhece o caráter de Deus, é impossível não confiar que os planos e pensamentos Dele são melhores e maiores que os nossos. Obedecer, então, se torna um novo substantivo: confiança. Pois, a obediência é fruto da confiança que ele temos em uma Pessoa que não nos decepciona nunca.

    3. PERSEVERANÇA NA FÉ

Durante o livro, podemos observar diversas situações onde Loren foi testado e decepcionado, mas ele era uma pessoa que perseverava na fé, portanto não desistiu e não recuou dos planos que o Senhor tinha para vida dele.
“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;” (Rm 5:3)
Acredito que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã.
A definição de perseverança é: Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar, Continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar-se, persistir, Conservar a sua força ou ação; continuar, perdurar, subsistir, persistir, Ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.
Portanto se não tivermos perseverança na vontade do Senhor tanto para nossas vidas quanto para o Reino como um todo, então, facilmente desistimos de fazer parte das coisas grandiosas que o Senhor deseja fazer através das nossas vidas.

Deus quer nos usar para que o Reino Dele seja estabelecido aqui nesta terra, mas apenas seremos usados se estivermos em total intimidade com o Pai, obedecermos à Tua voz e perseverarmos mesmo quando tudo for contrário e quando as dificuldades baterem à nossa porta, se não estivermos em Deus e Ele não estiver em nós de nada adianta nosso esforço e todo nosso trabalho será em vão.
“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”.” (Jo 15:4-5)
Super recomendo a leitura desse livro! Tenho certeza que serão tão edificados quanto eu fui! :)

Loren e Darlene Cunningham - Idealizador da YVAM (JOCUM) e esposa.

Pode ser que você também goste:

0 comentários