Porquê seguir teu coração não é uma ideia tão boa assim...

quarta-feira, abril 15, 2015

"Você precisa seguir seu coração!" Quantas vezes você já não ouviu isso?

As pessoas dizem que para tomar uma decisão, temos que nos perguntar: "O que meu coração quer que eu faça?"

Normalmente procuramos por ajuda, sabedoria, direcionamento em pessoas que amamos, que respeitamos, mentores profissionais e no final de cada conversa escutamos quase sempre a mesma coisa: "Você tem que fazer o que seu coração está dizendo para fazer" Esse é um conselho bem intencionado de alguém que acredita que isso é uma realidade, ou alguém que não sabe mais o que dizer... ou pior alguém que quer mudar o assunto de maneira sutil.

Para atestar se esse tipo de "conselho" é realmente eficaz para tomarmos as decisões da nossa vida (Qual universidade? Qual profissão? Relacionamentos? Quando falar? Quando continuar em silêncio?) devemos entender o significado dele,,.




O que estamos seguindo?

O que "seguir teu coração" realmente significa?

Primeiro de tudo, devemos nos perguntar "O que é o coração? Vai muito mais além do que um músculo involuntário que bombeia sangue para o resto do corpo?"

De acordo com os Hebreus e Gregos, o coração representa a localização dos nossos sentimentos desejos e emoções. Então se 'quebrássemos' essa frase, seria algo como:

Seguir: Ir ou vir junto ou atrás de; acompanhar; deixar-se guiar por
Seu coração: De acordo com a frase, será o que vai me guiar.
Meus sentimentos, desejos e emoções serão o meu guia.

Quão terrível e perigoso isso pode ser? Seguir nossos desejos e emoções e sentimentos... Que loucura! hhahahaha desculpa gente, mas eu digo por mim, porque as vezes eu sinto vontade de matar umas pessoas (#confesso imagina como seria?) Desejos, emoções e sentimentos mudam o tempo todo. Eles mudam com uma ligação, uma mensagem no what's app, com o trânsito, até mesmo com a falta de comida. Se nós realmente decidíssemos seguir nosso coração não sairíamos do lugar, ou sairíamos mas pra nos perdermos. Infelizmente, muitas pessoas por aí estão completamente perdidas por fazerem isso.

A bíblia nos diz muuuuuitas coisas sobre o nosso coração. Pesquisei e ela menciona a palavra "coração" um pouco mais de 300 vezes. Em seu estado natural, o coração é enganoso, doente e ninguém pode compreendê-lo. "O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?" (Jeremias 17:9) Jesus aponta a condição decaída do nosso coração "Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro" (Marcos 7:21-23)
Se uma pessoa fosse descrita com as características acima, você a seguiria? Claro que não! Nenhuma pessoa em sã consciência faria. Por que então nós seguiríamos o nosso coração se a Pessoa que o criou descreve ele dessa forma?


Um novo coração

Por causa das verdades acima, Jesus teve que nos dar um novo coração, para que nós pudéssemos ser salvos "Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne."(Ezequiel 36:26). Você pode até dizer que Jesus foi o primeiro a realizar uma cirurgia de transplante de coração.
Então, quem nós devemos seguir, senão aquele que é o melhor cirurgião de corações. Issso poderia até ser o nome de uma campanha evangelística: "Não siga seu coração; Siga Jesus!" Siga sua Palavra, teu Santo Espírito que foi dado a todos aqueles que creem. "E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro para estar com vocês para sempre" (João 14:16)

Esse é o método que Deus nos deu para nos ajudar a tomar as decisões, desde as mais simples até as mais complicadas. O que fazer? Ficar ou ir? Falar ou ouvir? Jesus nos deu teu Espírito Santo. O Espírito (Nosso Ajudador) que agora mora dentro de nós e fala conosco através da Palavra. Ele me guia. Ele tem a resposta certa para todas as minhas questões e me mostra a Verdade da Bíblia.

Porque esse negócio de bíblia é tão importante? É importante porque qualquer coisa que seja dita a mim esteja alinhada com a Palavra. Eu posso descansar sabendo que Deus nunca vai me direcionar a fazer nada que seja contrária a isso. Eu não sigo meu coração. O Espírito Santo  guia meu coração. Eu sigo a Jesus e Ele me molda através do poder do Espírito dele a através de sua ferramenta preferida: A Palavra.

As vezes meu coração tenta dar uma de esperto e tomar a liderança de novo, e as vezes é uma batalha me lembrar "Quem é que está me guiando mesmo?". É uma luta, eu sei, assim como tudo na vida cristã é, mas eu agradeço a Deus pelo encorajamento que Ele deixou  em 1 João 3:20:  "Quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas." ë bom ler isso para nos lembrarmos quem é Deus e que Ele é muito mais forte que meu coração.

Minha oração é: Pai, não me deixe seguir meu coração. Ao invés disso, guie meu coração a fazer a Tua vontade.

Pode ser que você também goste:

0 comentários