Afinal... Tatuagem, pode?

quarta-feira, março 11, 2015

Tomei coragem pra falar sobre um tema polêmico. Vai dizer que não deu uma torcidinha no nariz quando leu o título do post? O que mais ouço atualmente no meio dos jovens e adolescentes cristãos é: Tatuagem, pode?


Pra quem me conhece (nem precisa ser tão intimamente assim), sabe que eu tenho umas tatuagens perdidas pelo meu corpo. Eu, Natalie, devo confessar que eu AMO, acho LINDO, acho DEMAIS, acho ultra, mega, master, blaster ESTILOSO! E eu vou falar aqui do discernimento que Deus ME deu com relação a isso.

Antes que comece o diz-que-me-diz, quero deixar bem claro que tudo que será falado aqui é baseado nas MINHAS experiências com Deus, então antes de sair fazendo tatuagem, criticando minha opinião, enchendo o saco do meu/seu Pastor ou líder, leia o post até o final :-) Grata!


Sempre tive vontade de fazer uma tatuagem, assim que completei 18 anos, saí correndo para o estúdio e fiz minha primeira tatuagem. Na época eu estava super desviada e não dava a mínima para o que meus pais diziam e já fazia um bom tempo que não ia para igreja, então, se a igreja era contra, se era pecado ou não, se o pastor brigaria, e etc... Essas não foram preocupações que passaram pela minha cabeça! Pode ter certeza!
Recentemente (uns 5 meses atrás) eu quis fazer mais algumas tatuagens, cheguei a procurar um tatuador cristão e tudo hahaha, e fui falar com o meu Pastor porque sou totalmente contra fazer algo sem a benção dele, porque afinal ele é meu pastor. Bom, eu super achei que ele iria me exortar e me deixar de banco, mas para a minha surpresa, ele falou: "Eu vou orar sobre isso e Deus vai falar com você." Ok, né? hahaha eu amo meu pastor demais, ele é muito sábio e, apesar de achar ele muito tradicional às vezes, eu o admiro muito e amo ver o relacionamento dele com Deus, a sabedoria e a forma como ele cuida das ovelhas da nossa igreja. Aquilo que ele falou me deixou bem tranquila, porque realmente, eu estava buscando algo de Deus, então tudo que tive que fazer foi esperar a resposta Dele.

O que vou fazer aqui não é dizer que SIM ou que NÃO, mas tentar levar vocês a refletirem sobre esse assunto, então vamos lá:

1. SEUS PAIS SÃO CONTRA?
Efésios 6:1-3
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
"Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:
"para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".
Primeiro de tudo, não tem como recorrer aos outros tópicos sem ter isso bem claro. Não importa se você tem 15 anos ou já tem mais de 21 anos, Deus foi muito claro com relação à obediência aos pais. Não está escrito 'Honra teu pai e tua mãe até o dia da tua maior idade', está escrito 'Honra teu pai e tua mãe' e termina a sentença com uma vantagem desse ato, mas o  se seus pais são contrários a sua adesão a uma tatuagem... Então não faça uma. Sabe por que? Porque os seus pais, você gostando ou não, sendo alcólatras ou abusivos ou não, são pessoas que foram instituídas por Deus para cuidar da sua vida. São autoridades instituídas por Deus e você deve honrar a vida deles. Você pode ler mais sobre autoridade em Romanos 13. Se seus pais não tem nada o que dizer sobre isso, então vamos aos próximos tópicos...


2. IDOLATRIA 
Levíticos 19:28
“Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o SENHOR"
Particularmente, quando me mostraram esse versículo, eu achei de extremaa ignorância  usar somente esse argumento para não se fazer tatuagem. Primeiramente e acima de tudo, precisamos trazer à tona o motivo de Deus ter ordenado o seu povo a não praticar as ações que o texto explicita. Os pagãos - aqueles que viviam sem Deus – tinha como parte da sua liturgia aos seus deuses a escarnificação dos seus corpos como forma de honrar os seus deuses e os mortos. Um exemplo dessa ação pode ser vista no confronto de Elias com os profetas de Baal. O texto descreve a atitude dos servos de Baal da seguinte forma: “E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue” (1 Reis, 18:28). O Senhor dá o mandamento justamente para prevenir o seu povo contra as práticas supersticiosas e idolatras dos pagãos. Logo, é nesse contexto que se deve interpretar Levíticos 19:28. Daí, as marcas no corpo dos pagãos eram uma forma de idolatria.
Se você não vai idolatrar ninguém ou alguma coisa e nem fazer imagens satanistas ou da nova era (hehehe a la Ke$ha), vamos para o próximo tópico e continuar vendo se você deve ou não fazer uma tattoo muito linda...


3. SEU CORPO É TEMPLO
1 Coríntios 6:19-20
"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês."
Paulo chama nosso corpo de "templo do Espírito Santo". Para o cristão, então, fazer uma tatuagem de alguma forma pode contaminar o templo? No verso, contaminação acontece de uma forma sexual "devemos misturar o templo do Espírito com uma prostituta(o)?" 1 Coríntios 6: 15  confirmou a resposta: NUNCA. Mas isso significa que nós não podemos apenas fazer umas tatuagenzinhas, Deus? Bom, Paulo fala sobre como ele desconsidera o seu corpo, como ele vai perecer, e nós entraremos em um novo. No versículo, ainda fala que nós não somos de nós mesmos, ele não está se referindo a tatuagens (ou algo similar), mas sim como o seu corpo pertence a Cristo, então está mais relacionado com o que Cristo quer e não com o que nós queremos. Isso pode ou não incluir uma tatuagem, vai DEPENDER COMPLETAMENTE DO PLANO QUE ELE TEM PRA SUA VIDA, e isso SOMENTE ELE PODE REVELAR PRA VOCÊ.


4. LIBERDADE
1 Coríntios 10:23
"'Tudo é permitido', mas nem tudo convém. 'Tudo é permitido', mas nem tudo edifica."
 Liberdade cristã é esta. "Todas as coisas me são lícitas", mas nem todas as coisas convêm.
A lei foi cumprida em Jesus, isso significa, que a menos que o Novo Testamento ordena especificamente contra alguma coisa, um cristão tem liberdade para participar ou fazer qualquer coisa, MAS que nem sempre isso quer dizer que é uma boa idéia. Por exemplo, o seu contexto permite que você tenha uma tatuagem? Se você viveu em uma cidade onde só satanistas tinham tatuagens e que essa era a maneira que você poderia dizer se você era um satanista ou não. Então com a liberdade cristã que Deus te deu, você vai lá e faz uma tatuagem. Provavelmente, isso destruiria o seu testemunho e teria conotações sociais adversas. É a mesma coisa com a advertência de Paulo contra as mulheres com cabelo trançado, naquela cidade, onde apenas prostitutas usavam o cabelo desse jeito; um cristão não deve manchar o seu testemunho. São exemplos esdrúxulos toscos, mas que podem fazer sentido quando o seu sentimento com relação a tatuagem é apenas querer fazer parte de determinado grupo ou se encaixar na sociedade swag  hahaha


5. SUA CONSCIÊNCIA
2 Coríntios 1:12
"Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus."
O que a sua consciência diz sobre isso? Este é o último ponto para refletirmos. Se a tatuagem parece algo natural e simples pra você e não vai destruir o seu testemunho cristão, MAS, a sua consciência diz não, então não faça uma! É pecado de ir contra a sua consciência.
Por outro lado, se você considera tatuagem algo simples e natural, não vê que ela vai destruir o seu testemunho cristão, não está fazendo por pura vaidade,  sua consciência não faz objeção nenhuma e você quer muito ter uma, então ore sobre isso. Tenho certeza que Deus não será contra a não ser que Ele tenha algum motivo. E se ele tiver um motivo, tenho certeza que Ele mostrará pra você. Além do que a Paz de Deus deve ser o juíz em nossos corações.
Para concluir, as tatuagens são uma questão de consciência, mas que não devem ser feita por pura vaidade ou ostentação. Lembre-se que elas são permanentes até chegarmos aos nossos novos corpos, então elas vão perecer junto com o resto do nosso corpo terreno.

Espero que, de certa forma, esse texto te encoraje a refletir sobre fazer uma tatuagem e que Deus te ajude a dar uma direção sobre esse assunto. Não tem resposta certa, cada um é cada um. Somos seres únicos criados por Deus, e para cada um de nós Deus designou um plano e um chamado para cada um de nós. Além do que Deus nos dá várias estratégias para alcançarmos todos os tipos de pessoas, raças e tribos. Então apenas reflita e ore sobre o assunto, tenho certeza que Deus vai te mostrar o que fazer :)

Pode ser que você também goste:

0 comentários