10 Favores que um solteiro deve fazer a ele mesmo

quarta-feira, janeiro 21, 2015

Ser solteira, muitas vezes é meio desanimador, principalmente para aqueles que se encontram na mesma fase da vida que eu, onde na timeline todos estão alterando seu status para "em um relacionamento sério", ou estão sendo bombardeados por convites de casamento e amigas(os) noivando. (Sim, estou feliz por vocês amigos, mas é que... né?)
Toda hora nos dizem: "não se desespere", "foca na sua caminhada com o Senhor", e é o que eu faço ou tento fazer na maioria do tempo, mas hello' às vezes isso é meio amargo, e vira e mexe, me encontro pensando no fato de que eu AINDA estou solteira, afinal Deus criou o homem e a mulher para viverem juntos.

Mas enfim, enumerei 10 coisas que eu muitas vezes me vejo fazendo ou vejo outras pessoas solteiras fazendo que nos fazem piorar a situação atual e tentei encontrar uma resposta para cada uma delas.
Infelizmente, "minhas respostas" não vão fazer aparecer um namorado(a)/marido/esposa da noite pro dia, mas talvez elas tirem um pouco do peso e torne a carga um pouco mais leve.

1. Pare de pensar nas razões de você estar solteiro

Todo mundo carrega uma bagagem, as inseguranças, os hábitos frustrantes que não são notados no primeiro encontro. Os seres humanos não precisam de ajuda para encontrar defeitos, somos muito bons em fazer isso sozinhos. (Eu sou craque) Mas, ainda assim, eu frequentemente me pego falando "é por isso que eu ainda tô solteira". Na verdade, existe uma chance de que alguém veja todas essas coisas (ou seja, meus defeitos), e continue interessado em mim.
Ficar preso à todas as falhas que você vê em si mesmo é inútil, porque um homem virtuoso ou mulher virtuosa não vai rejeitá-la(o) quando souber das suas falhas. Autodepreciação não é o mesmo que humildade.


2. Pare de cobiçar a vida amorasa dos outros

Você tem permissão para desejar, para lamentar, querer, mas você não pode permitir que sua vida mire na direção da amargura.
As vezes, eu fecho meu facebook e tenho que me arrepender pelo meu coração amargo. A amargura se enraíza em atitudes ciumentas que podem facilmente criar uma vida de "coitadismo". Compartilhe da alegria dos seus amigos que estão em relacionamentos santos e abençoados... eu tenho certeza que eles farão o mesmo por você algum dia.


3. Jogue fora sua lista de desejos terrenos


Direto eu me pego fazendo listas e mais listas das qualidades do meu desejado (não só listas desse tipo, mas listas no geral. Eu amo muito fazer listas... kkkk)
Ano passado, eu descrevi todas as características e qualidades que eu gostaria que meu futuro-alguém tivesse numa lista. Depois de escrever toda a minha lista eu revisei e dividi os ítens em 2 categorias:

  • Coisas que importam VS. Coisas que não importam
Coisas que importam: são as do interior, de natureza espiritual e Eterna.
Coisas que não importam: Todo o resto, qualidades superficiais e terrenas.
Enfim.. no final, eu conversei com Deus e descrevi as características da pessoa, mas no fim joguei na lixeira e estabeleci apenas um padrão. E deixei que as características da pessoa pra Deus decidir, mas eu creio que Ele vai me dar um alguém como eu sempre sonhei.


4. Estabelecendo padrões

Um padrão é um alguma coisa que não foi específicada e que está aberto a vontade de Deus. O padrão nos faz olhar mais do que a altura e corte de cabelo ou barba, e nos faz olhar diretamente para a "substãncia" de um homem/mulher - coisas que importam.
Eu pessoalmente, tenho padrões bem fixos sobre o cara que eu procuro, um deles (e o principal) é ter paixão pelo Reino de Deus. Essa paicão pode vir de várias formas, como oração de intercessão, adoração, justiça, missões, não importa. Eu quero que Ele ame mais a Deus do que a mim, e que ele me aproxime ainda mais de Deus.


5. Faça amizade com o sexo oposto

Cara, se tem uma coisa que me irrita é aquela frase: "Homens e mulheres não conseguem ser amigos". Estou convencida de que isso é uma opinião gereralizada, e talvez por isso que um monte de solteiro se entitula como "anti-social" ou que não se sente confortável em conversar com pessoas do sexo oposto. Devido a esse 'estado-de-espírito'(se é que eu posso chamar assim hahaha) torna tudo mais difícil, porque se vocês não podem ser amigos, vocês tem duas opções: marcar um encontro logo de cara ou entreter um ao outro até que um dos dois vá embora. Desculpe a sinceridade, mas desde que buscamos um relacionamento, sem amizade e intimidade um com outro, fica bem mais complicado. Nem todo homem/mulher é um cônjuge em potencial. Vocês podem (e devem) ser amigos.


6. Supere o medo de estar sozinho

Nossa cultura diz que estar sozinho(literalmente, e não com vários "pegas", até porque não fazemos isso, né? NÉ?) é equivalente a ser indesejável. Mas a verdade é, que haverá momentos em nossa vida em que nós sentiremos a sós, mesmo estando casados.
Se você aprender a estar em paz consigo mesmo, você vai conseguir lidar com o fato de estar só sua vida inteira, sem se sentir solitário. Pessoas saudáveis não precisam se auto-afirmar através da presença de outras pessoas. Você deve saber que o seu valor vem d'Aquele que Te criou.


7. Pare de esperar a vida começar

"Assim que eu começar a namorar eu vou...", "Quando eu casar eu vou poder...", "Assim que eu arranjar um varão..." Eu sei, é constrangedor admitir, mas quem nunca soltou uma frase dessas? Eu admito que já, mas percebi que essa não é uma maneira muito boa de se viver a vida que o meu Deus me deu. E te respondo com muita segurança que temos que aprender a sonhar e criar planos para a sua própria vida. Estou aprendendo a sonhar com o potencial que a minha própria vida possui. Se eu tenho que "esperar", então eu vou fazer os meus dias de espera valerem a pena, fazendo as coisas que eu amo eu vou fazer pelo menos contar os dias. Tem coisas que você pode aproveitar e trabalhar em você enquanto estiver sozinho.


8. Trabalhe no desenvolvimento do seu caráter

Nenhum vício de se auto-glorificar será curado ao assinar seu certificado de matrimônio. A feiúra do seu pecado e egoísmo não desaparecerá com a presença de um relacionamento.. Muito pelo contrário, eles serão amplificados com a comparação e com responsabilidade mútua que um exerce sobre o outro quando há uma ligação sentimental.
Se você não estiver disposto a trabalhar em quebrar seus maus hábitos e atitudes pecaminosas enquanto você está sozinho, quando você entrar em um relacionamento isso vai se tornar ainda mais difícil. Temos de encontrar uma motivação que não vem de um desejo de ser mais desejável, mas a necessidade de ser mais semelhante a Cristo e viver mais semelhantes a Ele, antes e depois de estar com uma aliança no dedo.


9. Nunca diga NUNCA

Comédias românticas têm destruído a nossa ideia do que é uma história de amor. Preciso dizer aqui, que não há certo ou errado de se conhecer alguém. Pode começar com uma amizade ou esbarrando com alguém na porta da igreja ou da sua empresa/faculdade. Tente viver a vida dando abertura para a felicidade. Você não tem de estar constantemente à procura de amor, mas você também não deve descartar automaticamente alguém com base unicamente na sua primeira impressão. Histórias de amor são épicas por causa do amor encontrado, não por causa do encontro bonito.


10. Comece a orar, Continue orando

Trate a oração pelo futuro cônjuge como um mecanismo de esperança, ao invés de um apelo desesperado. Quando você tem esperança, você está lutando por seu coração. Orar pelo seu futuro-alguém é um ato de amor que está além da compreensão e é uma declaração de fé. A oração é poderosa.

Em última análise a todo esse texto, eu não acho que é algo que seja algum tipo de "manual de sobrevivência" ou de "como fazer seus anos de solteiro serem mais prósperos"... A coisa mais importante na vida é começar a lutar pela alegria e pela plenitude de se viver bem, o que nos dá a liberdade para viver com entusiasmo, sendo solteiros ou casados.
Então reflita sobre suas atitudes. Você tem vivido a vida que Deus desejou que você vivesse enquanto está solteiro?

Pode ser que você também goste:

0 comentários