Ouvindo a voz de Deus

segunda-feira, novembro 03, 2014

O que é que eu vou fazer com o resto da minha vida? Pra qual faculdade devo ir? Devo aceitar esse trabalho ou uma porta melhor vai se abrir no horizonte? om quem devo me casar?

A vida é uma série interminável de escolhas. Será que a gente consegue saber se estamos tomando a decisão certa? Devemos consultar o nosso horóscopo? Talvez devêssemos consultar um guru ou uma vidente? Será que devo fazer o que os especialistas estão dizendo ou confiar no meu coração?

Devemos olhar para as estrelas OU buscar o Criador das estrelas? :O


Eu li um artigo que respondia a um e-mail de um leitor e eu resolvi transcrever para vocês (à moda Nataliana, claro), o leitor(a) falou:

"Seus posts são iguais a muitos livros que li. Todo mundo fala sobre fazer o que o Espírito Santo diz, mas ninguém fala COMO sabemos que é a voz de Deus. Ainda não li nada sobre isso... é fácil dizer "O Senhor me disse para deixar isso ou aquilo". Qualquer um que fala que pode ouvir a voz e DEUS, e não do homem ou do diabo, poderia mudar o mundo. O mundo não mudou ainda, porque talvez ninguém ouça a voz de Deus mesmo."

Eu tenho uma boa notícia para vocês - Deus quer falar conosco SIM, e sim, você pode "SABER" que é a voz de Deus.

Deus quer ter intimidade e se comunicar com cada um de nós. Uma comunicação bidirecional. Por quê? Porque você não pode ter um relacionamento a menos que haja um verdadeiro DI-Á-LO-GO. Como podemos conhecer uma pessoa sem conversar com ela? Por que com Deus seria diferente? Ele fala, nós escutamos. Nós falamos, Ele escuta: SIMPLES!

Deus nos ama tanto que enviou Jesus(seu filho) para morrer por nós. Ele fez isso para que pudéssemos ter intimidade com Ele. No livro de Hebreus, vemos que podemos ter acesso a própria presença de Deus: "Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo." (Heb 19:20a)

Ele também quer que estejamos satisfeitos e sejamos abençoados e bem sucedidos no plano que Ele estabeleceu para as nossas vidas - para que possamos ser um reflexo do Seu amor e benção na Terra. Em Jeremias 29:11 o Senhor deixa claro suas intenções para você e eu(claro!):, "Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando."

Vemos em Gênesis 3: 8a, "(...) o homem e a sua mulher ouviram a voz do Senhor Deus, que estava passeando pelo jardim (...)" É assim que Deus quer se relacionar com a gente hoje e sempre. É o desejo de Deus caminhar com com seus filhos e falar com eles. Ele quer falar e nos ouvir!

Mais uma boa notícia: podemos ouvir a Sua voz. A Bíblia, deixa claro que fomos criados para ter uma comunicação bidirecional com Ele. Jesus nos diz em João 10:27, "As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem."

Somos frequentemente bombardeados por perguntas, como: "Como você sabe que está tomando a decisão certa?", "E se essa não for a decisão correta?", MAAAS, como filhos de Deus, não precisamos andar às cegas. Nós temos a certeza que vamos ouvir a voz Dele nos guiando. Paulo escreve em Romanos 8:14 "Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." - Se somos filhos de Deus, se somos nascidos de novo, nós seremos guiados pelo ES.

Ficamos ainda mais certos disso quando lemos o Salmo 37:23-24 "O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele. Se eles caírem, não ficarão caídos porque o Senhor os ajudará a se levantarem.". Deus vai dirijir os nossos passos, e mesmo quando a gente zoa o rolê (sem querer ou por querer mesmo), se estamos realmente tentando fazer a Sua vontade, Ele vai nos ajudar a levantar e nos dar uma segunda chance.

A parte mais difícil de ouvir Deus é o fato de que é preciso tempo para aprender a discernir a voz de Deus - e é preciso um coração humilde.

Nós não podemos mandar Deus falar: "DEUS, EU EXIJO: FALE COMIGO AGORA!!!"

(HAHAHAHAHAHAHA ALOK)


PORÉM... podemos pedir, buscar e bater, e Ele se revelará.
Quando nos submetemos inteiramente a vontade do Senhor os nossos pensamentos e intenções se alinham com a vontade de Deus "Confia ao Senhor as tuas obras, e Teus pensamentos serão estabelecidos" (Provérbios 16:3) - O Senhor se manifesta a nós e através de nós quando nós humildemente buscamos a Ele.

Agora que sabemos que podemos ouvir a voz de Deus, precisamos ser alertados para o fato de que há outras vozes sussurrando em nossos ouvidos também. Na verdade, há três vozes que podemos ouvir - a voz de Deus, a voz de nossos próprios desejos carnais, e a voz do diabo. Mas Jesus nos diz em João 10:1-6Jesus disse:
"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não entra no curral das ovelhas pela porta, mas pula o muro é um ladrão e bandido. Mas quem entra pela porta é o pastor do rebanho. O porteiro abre a porta para ele. As ovelhas reconhecem a sua voz quando ele as chama pelo nome, e ele as leva para fora do curral. Quando todas estão do lado de fora, ele vai na frente delas, e elas o seguem porque conhecem a voz dele. Mas de jeito nenhum seguirão um estranho! Pelo contrário, elas fugirão, pois não conhecem a voz de estranhos. Jesus fez esta comparação, mas ninguém entendeu o que ele queria dizer."

Agora olhem o video abaixo, e vejam como é linda essa comparação que Jesus fez. Eu super chorei, gente! De verdade, as ovelhinhas só ouvem a voz do Pastor! É incrível!


O autor de Hebreus nos diz que nós podemos treinar nossos ouvidos para reconhecer a voz de Deus acima de todo o ruído. "Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau." (Hebreus 5:14). É através da prática que somos capazes de discernir se o que ouvimos é de Deus, a nossa carne, ou o Diabo.

Isaías 30:21 diz: "Se vocês se desviarem do caminho, indo para a direita ou para a esquerda, ouvirão a voz dele atrás de vocês, dizendo: “O caminho certo é este; andem nele."

RESUMO:  Deus falará e você ouvirá a voz Dele, MAS você deve ser cuidadosos (especialmente quando você é recém-convertido) você deve confirmar se o que você está ouvindo é o Espírito Santo e não outra voz. A nossa própria carne pode gritar bem alto (especialmente quando estamos sob pressão, ou queremos muito algo). E o diabo é o pai da mentira, trapaceiro e enganoso.

Então, como podemos saber se estamos ouvindo a voz de Deus? A Bíblia nos dá sete chaves básicas ou "filtros" que podemos usar para analisar nossos pensamentos e/ou intenção dos nossos corações.

1. A Escritura
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." (2 Timóteo 3:16-17)

2. O Espírito Santo
O ES falará em nossos corações: "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em sua mente
e as escreverei em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará o seu próximo nem o seu irmão, dizendo: ‘Conheça o Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior." (Hebreus 8:10-11).

3. O Profético (palavra de conhecimento, palavra de sabedoria, profecia pessoal)
"Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom." (I Tessalonicences 5:19-21)

4.Conselhos divinos:
"Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros."

5. Confirmações:
"(...) para que, por boca de duas ou três testemunhas, toda questão fique decidida." (Mateus 18:16)

6. A Paz de Deus
"Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual também fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos." (Colossenses 3:15).

7. Circunstâncias/Timing:
Depois disso, Paulo partiu de Atenas e foi a Corinto. Achando um judeu por nome Áquila, natural do Ponto, recém-chegado da Itália, e Priscila, sua mulher (por ter Cláudio decretado que todos os judeus saíssem de Roma), foi ter com eles e, por ser do mesmo ofício, com eles morava, e ali trabalhavam; pois o ofício deles era fabricar tendas."(Atos 18:1-3) -- Essa relação entre Paulo, Áquila e Priscila - o que aconteceu como resultado de circunstâncias - se tornou uma das parcerias estratégicas mais importantes do livro de Atos.


Muitas vezes o Senhor confirmará sua direção a nós através de três, quatro ou mais dessas chaves - especialmente quando estamos no processo de tomar uma decisão que pode mudar nossas vidas. Vocês devem levar em consideração que a chave de tudo é a oração., como Pat Robertson disse "Grandes decisões precisam de muita oração" Em outras palavras, como nós nos humilhamos perante o Senhor, buscar Sua orientação em nossa vida, o Bom Pastor, será fiel para nos conduzir, "... nas veredas da justiça por amor do seu nome" (Salmo 23: 3).

O Novo Testamento fala dos primeiros discípulos - pessoas como Paulo, Áquila e Priscila - pessoas que ouviram a voz de Deus. O leitor que escreveu o e-mail vai ficar feliz em ler o relatório feito por eles: "Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui." (Atos 17:6b).

Sim, meu amigo, você pode OUVIR e CONHECER a voz de Deus. E por isso o mundo está mudando - mais do que talvez você já ouviu falar.

Espero que esse texto tenha edificado, tanto quanto edificado a mim... eu sei que ficou um pouco longo e me perdoem por isso, nos próximos vou tentar fazer em 2 etapas hahahaha :P


Adaptado de: http://www.cbn.com/spirituallife/biblestudyandtheology/Discipleship/CVB_Seven_Keys_Hearing_God.aspx

Pode ser que você também goste:

0 comentários