Na solteirice: O amor inclusivo de Deus

quinta-feira, julho 24, 2014

Desde o seu início, o cristianismo era o movimento mais radical de todos os tempos. A incrível natureza do amor de Deus reformulou todas as normas culturais do dia-a-dia. Isto tornou-se evidente quando Jesus tomou uma criança em seus braços e disse:  “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”.
João 9:37


Na sociedade daquela época, as crianças eram agrupadas com as mulheres e os escravos. Eles não tinham direitos e eram considerados como posses. Mas, Jesus mudou tudo isso com Seu amor inclusivo. Com uma instrução, que deu valor às crianças.

Deus continuou a mostrar o seu amor, inclusive quando deu grande valor para as mulheres, quando Paulo escreveu:  "Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela." - Efésios 5:25
Deus colocou as esposas como parceiras valiosas no casamento.

Mas há um outro segmento da igreja, que é muitas vezes esquecido ou minimizado. Esse grupo inclui aqueles que nunca foram casados, e também aqueles que não estão mais casados. Este grupo vive com a pergunta constante: "Quando é que você vai encontrar alguém?" - O grupo dos solteiros: EU, hahahaha

No tempo de Jesus, uma mulher tinha que se casar para sobreviver, e se por algum motivo ela perdeu o marido,  era esperado que ela se casasse novamente. Mas o amor inclusivo de Deus estende-se para os solteiros também, CLARO!

O apóstolo Paulo, proclamou que a "solteirice" é um domde Deus. Na verdade, ele gostaria que nós fossêmos como ele era.

John Mark Comer, no livro Loveology, afirma que ser solteiro é dom de Deus.

A solteirice era uma idéia radical no tempo de Paulo. Para ficar só era carregar um estigma para toda a sua vida e correr o risco de morrer na miséria. Mas a solteirice não era apenas considerada como uma coisa boa na Igreja primitiva, como também era encorajadora! Os historiadores afirmam que a Igreja primitiva foi o primeiro movimento que abraçou a causa da solteirice como uma forma viável de vida.

Você tem o chamado e a habilidade vinda de Deus a fim de servir a Ele na sua solteirice oferecendo o seu melhor? Certifique-se de que você entendeu a última parte. Para os seguidores de Jesus, a solteirice não é ausência de responsabilidade. É a liberdade para mais responsabilidade. O Apóstolo Paulo acha que é ótimo se ficar solteiro. No final do capítulo, ele diz que acha que é "melhor" do que o casamento. Mas Paulo não está dizendo que você deve abdicar da sua responsabilidade - Trabalhar meio período, ir surfar todos os dias, viajar um pouco, tocar em uma banda que nunca vai a lugar nenhum, e não fazer nada além de relaxar durante dez anos de sua vida é legal... mas isso é viver o Evangelho para você? Para Paulo, o principal motivo da solteirice é servir a Deus de uma maneira que não poderia fazer se você fosse casado.

Se você é solteiro (mesmo sendo contra sua vontade :P), você tem a oportunidade de compartilhar o amor incompreensível de Deus com os outros. Não gaste seu tempo se perguntando quando a vida vai ser diferente. Invista seu tempo servindo a Cristo! Deus lhe deu esse tempo para fazer grandes coisas para ele. Esse é um dom de Deus e será seu somente por um breve período de tempo, por isso, sirva ao Senhor com alegria. Se o Senhor tem um plano diferente para você, durante o caminho Ele irá abençoá-lo de maneiras que você não pode imaginar!

A família de Deus está cheio de pessoas muito diferentes, que estão todos unidos pelo sangue de Cristo. Isso é o que nos faz família. Todos nós temos um lugar no Reino, e todos nós temos um ministério. Se você está solteiro agora, qual é o seu ministério?


Perguntas de Estudo/Reflexão:

- Como uma pessoa sabe se eles têm o dom do celibato? Existe algum fator decisivo?
                    Veja 1 Coríntios 7:8-9, 1 Coríntios 7:36-38
- Como podemos incentivar as pessoas individuais a se concentrar mais no ministério?
                    Veja 1 Coríntios 7:32-35.
- A esmagadora maioria dos solteiros enfrentam a pergunta "Quando é que você vai se casar?". A pergunta é bem intencionada, mas se a solteirice é um presente de Deus, então estamos incentivando ou desencorajando os nossos amigos?
- Qual é o encorajamento de Paulo a todos os cristãos em 1 Coríntios 7:29-31?
                    Veja também Mateus 10:34-36.

Trecho do livro Loveology por John Mark Comer
Comentários e perguntas por Fred Bittner e Natalie Sanches
Traduzido e adaptado por Natalie Sanches

assinatura photo signature.jpg

Pode ser que você também goste:

0 comentários